• Nenhuma categoria

Saiba mais sobre nossos
Equipamentos EPI

Regulamentado pela Norma Regulamentadora 6, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para a segurança de todos os profissionais que atuam em ambientes potencialmente perigosos.

Entre os principais ramos que exigem o uso do EPI, temos as atividades nas quais os trabalhadores estão expostos a riscos químicos; altura; ruídos; calor ou frio; produtos tóxicos; eletricidade; objetos cortantes e impactos com detritos. No entanto, não basta apenas investir nesses equipamentos de segurança, você precisa encontrar EPIs devidamente certificados.

O que é a Certificação de Aprovação para Equipamentos de Proteção Individual?

Desde a sua criação, a Norma Regulamentadora 6 tem passado por alterações. Entre as definições da NR 6, existe a obrigação sobre a presença do Certificado de Aprovação – CA em Equipamentos de Proteção Individual, de acordo com o item 6.2 da Norma. Ou seja, além de comprar os EPIs, você deve escolher os produtos de uma empresa com Certificado de Aprovação, como a MIXSEG.

Como cuidar de seus EPI

A boa higienização e conservação dos EPIs acabam sendo esquecidas muitas vezes. Por isso, a equipe de segurança do seu trabalho precisa fiscalizar o estado de conservação e limpeza dos equipamentos e conscientizar a equipe em relação aos cuidados a serem seguidos.

Para os procedimentos de limpeza, a principal dica é seguir corretamente as instruções do fabricante, já que materiais de limpeza agressivos e lavagens inapropriadas podem afetar a funcionalidade do equipamento. Além disso, alguns EPIs, como máscaras de proteção contra gases, precisam ser higienizados por empresas especializadas.

Quando devo trocar de EPI?

Por via de regra, os EPIs devem ser trocados ao fim de sua vida útil. Ao realizar o descarte, a empresa precisa levar em consideração a saúde do trabalhador e fatores ambientais – uma vez que os EPIs descartados podem apresentar resíduos tóxicos e agentes nocivos ao meio ambiente.

É importante destacar que alguns equipamentos, mesmo sendo mais baratos, apresentam vida útil menor e, consequentemente, necessitarão de trocas frequentemente.

>

Saiba mais sobre nossos uniformes personalizados