Saiba mais sobre
Rede Elétrica
Os equipamentos para profissionais que atuam diretamente com a rede elétrica são desenvolvidos para protegerem esses colaboradores. Os produtos da MIXSEG seguem as diretrizes da Norma Regulamentadora 10 (NR-10), emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e são sinônimo de segurança e qualidade.
O que são equipamentos de linha viva?
Os equipamentos de linha viva são os EPIs utilizados por eletricistas e outros profissionais que atuam em contato direto com a eletricidade, sendo fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores. Essa técnica de segurança foi desenvolvida nos Estados Unidos, permitindo que procedimentos em sistemas energizados fossem realizados com itens que protegem o usuário contra descargas e choques elétricos.
Como definir o equipamento de linha viva
Os trabalhadores que necessitam da linha viva são divididos a partir de três formas: método ao contato; método à distância e método ao potencial. Essas definições servem para indicar qual é o melhor equipamento e ferramenta para sua atividade.
- Método ao contato: esse tipo é adequado ao eletricista que trabalha com ambientes de baixa tensão e precisa ter contato direto com superfícies energizadas. Para esse profissional, indica-se plataformas de sustentação isolada, luvas de proteção e vestimentas com mangas longas.
- Método à distância: quando o profissional trabalha em ambiente com 230 quilovolts, ele se se enquadra no método à distância. Nesse caso, recomenda-se o uso de bastões de fixação, que servem para isolar e afastar o eletricista da região energizada.
- Método ao potencial: nesse caso, o eletricista trabalha em redes de alta tensão. Por conta disso, ele precisa se manter ainda mais afastado da superfície energizada e utilizar roupas à prova de chamas.
Principais tipos de equipamentos de segurança para rede elétrica
- Luvas isolantes;
- Luvas de cobertura;
- Alicate;
- Vara de Manobra;
- Conjunto de aterramento;
- Escada extensiva;
- Banqueta isolada;
- Bastão podador.
