Dicas

17
mar
foto de homens fazendo a fiscalização pela cipa

CIPA: entenda a importância na segurança do trabalho

O Brasil está entre os países com maior número de ocorrências associadas ao emprego.  Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o país é o quarto no ranking mundial de acidentes do trabalho. Para isso, surgiu a CIPA, uma importante divisão em boa parte das empresas quando falamos em Segurança do Trabalho. Nesse artigo você entenderá um pouco melhor sobre ela e também qual o seu papel nas organizações. Continue lendo! 

O que é a CIPA?

Essa é a sigla para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, um tipo de comitê formado por um representante dos colaboradores de uma empresa em prol do ambiente e seus trabalhadores.

O seu principal objetivo é garantir que não ocorram acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Portanto, atua com atividades de conscientização, prevenção e promoção da saúde, segurança e bem estar.

De uma maneira consciente e participativa, essa comissão também opina sobre a maneira como são realizados determinados trabalhos, debate melhoria nas condições de trabalho e mais humanização.

Responsabilidades da CIPA

Agora que você já sabe o que ela é, é necessário conhecer também as atribuições e responsabilidades dessa representação. Entre tantas ações e campanhas que a comissão assume, estão:

  • Implementar e controlar medidas de prevenção;
  • Promover ações como palestras e eventos de conscientização para a saúde;
  • Divulgar as medidas de segurança e de saúde do trabalho e suas normas;
  • Identificar potenciais irregularidades e riscos existentes nos processos;
  • Desenvolver um mapa de risco do ambiente;
  • Participar de treinamentos;
  • Acompanhar casos de acidentes e doenças;
  • E muito mais! 

Como ela é constituída?

Outra dúvida comum é sobre como é formada essa comissão. De maneira geral, empresas com menos de 19 colaboradores não são obrigadas a constitui-la, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR 5)

A partir de 20 trabalhadores, o número de membros da CIPA varia de acordo com a quantidade de empregados e também o segmento em que a empresa atua. Algumas atividades, por exemplo, envolvem riscos mais intensos do que outras.

Para designar quem serão as pessoas responsáveis por essa divisão, é realizada uma eleição com os próprios funcionários. Existem algumas regras e normas que devem ser seguidas por aqueles que desejam participar, tais como:

  • O voto é secreto;
  • Todos podem se candidatar, independente do setor;
  • A eleição deve ser feita em dia e horário comum para que todos ou a maioria dos colaboradores possam participar;
  • A apuração dos votos é feita em horário de trabalho e fiscalizada pelos membros anteriores da comissão (presidente e vice-presidente).

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