Dicas

08
abr
foto de trabalhador em espaço confinado representando a nr 33

Entenda a NR 33 e as atividades em espaços confinados

É responsabilidade de todas as empresas e organizações garantir que os seus trabalhadores possuam as devidas condições de saúde, higiene e segurança para realizar suas atividades. Porém, aquelas que são realizadas em espaços confinados (como explicaremos mais à frente) merecem ainda mais atenção, segundo a NR 33. Nesse artigo, você entenderá o que é essa norma e também algumas das principais responsabilidades que ela prevê. Continue lendo!

O que é a NR 33?

A Norma Regulamentadora nº 33, titulada de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, garantindo assim a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Ou seja, é um conjunto de regras que definem as atividades realizadas nesses ambientes. Portanto, organizações que possuem operações realizadas em espaços confinados devem acompanhar e seguir essa norma a risca.

Definição de Espaço Confinado

Segundo o próprio texto da NR 33, pode ser definido como Espaço Confinado “…qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.

Alguns exemplos são galerias de canalização de água, caldeiras, fornos, misturadores, tanques, tubulações, entre outros. Operações de salvamento e resgate, inspeção de equipamentos ou reservatórios, manutenções, reparos e limpezas nesses locais também podem entram nesse tipo de trabalho.

Medidas antes de iniciar o trabalho 

Antes da entrada do trabalhador no determinado espaço, é necessário portar o PET, sigla para Permissão de Entrada de Trabalho, um documento escrito que deve ser emitido pelos órgãos empregadores e analisado pelos profissionais da saúde e segurança do trabalho. 

Ele irá apresentar uma série de medidas e conjuntos de controles relacionados à entrada e realização do trabalho no local confinado. Esse requerimento é obrigatório e válido apenas para cada entrada. Portanto, se houver qualquer tipo de interrupção ou alteração durante a atividade, deverá ter uma nova análise de controle.

Além disso, os colaboradores que irão exercer essas atividades também precisarão passar por treinamento adequado, explicitando as situações de risco e suas medidas preventivas, usos adequados dos EPIs, procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho e noções de resgate e primeiros socorros.

Outra medida que é muito importante para os trabalhos em espaços confinados é que toda a área seja isolada e conte com as devidas sinalizações. É necessário deixar claro o trabalho que está sendo feito no local para evitar a entrada e circulação de trabalhadores sem preparo e também para prevenir acidentes.

Responsabilidades dos trabalhadores

Os empregados também possuem suas funções de acordo com a NR 33, tais como colaborar com a empresa no cumprimento da norma. Além disso, também é responsabilidade que utilizem os meios e equipamentos fornecidos pela empresa corretamente e cumpram os procedimentos e orientações passados nos treinamentos. 

Por fim, é essencial ainda que comuniquem aos superiores sobre as situações de risco para que tenham conhecimento e garantam as condições adequadas de segurança e saúde a si mesmos ou a terceiros.

Equipamentos de segurança NR 33

É importante saber também que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser fornecidos gratuitamente ao trabalhador que for realizar alguma atividade em situação de risco. O treinamento adequado para que o EPI seja utilizado corretamente, também.

Se você deseja garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores por meio de equipamentos de proteção, conheça a MixSeg! Somos especializados na comercialização de uniformes e ferramentas de proteção para diversas atividades. 

Além disso, somos reconhecidos no mercado de uniformes profissionais e aqui você encontra as melhores opções de EPI e EPC para garantir a segurança da sua equipe. Consulte-nos acessando nosso site ou entrando em contato pelo whatsapp 11 96453-9015.

Até o próximo conteúdo!

Leia também



O que é Linha Viva

Últimos posts

13
maio

EPI e EPC para eletricista essenciais em qualquer atividade

Existem alguns acidentes que podem acometer qualquer tipo de profissional, especialmente aquele que não utiliza os equipamentos, ferramentas e procedimentos adequados. No entanto, os eletricistas estão no grupo com maior risco e, portanto, devem sempre estar equipados com EPIs e EPCs adequadas para reduzir as chances de que esses acidentes aconteçam. Nesse artigo, apresentamos os […]

Continuar lendo

20
maio

EPIs usados em padaria fundamentais para os trabalhadores

O consumo diário de pães é um hábito para muitas pessoas. Segundo estudo feito pela ABIP (Associação Brasileira de Indústrias de Panificação e Confeitaria), existiam mais 70 mil padarias em todo o país em 2018. Hoje, esse número já é muito maior e é necessário garantir que todos os funcionários desses estabelecimentos possuam sua saúde […]

Continuar lendo

26
maio

Entenda as Normas Regulamentadoras e sua importância

Existem alguns trabalhos que por si só já oferecem um grau mais alto de risco aos funcionários e isso é extremamente prejudicial não apenas ao trabalhador como também à própria empresa. Para evitar acidentes e prejuízos, surgiram as Normas Regulamentadoras, regras aplicadas à todas as empresas e que devem ser seguidas para o bem geral. […]

Continuar lendo

15
abr

EPIs de enfermagem essenciais aos profissionais

Os profissionais da área da saúde já estão acostumados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, no seu dia a dia. Isso porque eles ficam constantemente expostos a diversos riscos que ameaçam tanto sua saúde quanto sua segurança. Eles são fundamentais para manter a integridade tanto dos médicos, enfermeiros e cuidadores como […]

Continuar lendo

25
mar

EPI e EPC: entenda as diferenças entre cada uma

Alguns serviços como mecânica, instalação e elétrica são bastante perigosos e é dever da empresa garantir a saúde e segurança desse colaborador. Portanto, para essas áreas de atuação, é necessário contar com o EPI e EPC. Você sabe qual é a diferença entre esses dois termos? Apresentaremos nesta matéria e também a importância de ambos […]

Continuar lendo

17
mar

CIPA: entenda a importância na segurança do trabalho

O Brasil está entre os países com maior número de ocorrências associadas ao emprego.  Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o país é o quarto no ranking mundial de acidentes do trabalho. Para isso, surgiu a CIPA, uma importante divisão em boa parte das empresas quando falamos em Segurança do Trabalho. Nesse […]

Continuar lendo

28
fev

NR 24: você sabe o que essa norma regulamentadora diz?

Se você acompanha ao nosso blog, já percebeu que as normas regulamentadoras (NR) são muito importantes para garantir o bem-estar e a integridade de todos os colaboradores em ambiente de trabalho. Por exemplo, já te explicamos sobre por que você deve se atentar a NR 6 e também por que seguir as diretrizes da NR […]

Continuar lendo

10
fev

EPI para Eletricista: 4 equipamentos para se proteger de choques elétricos

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são peças-chave para o desempenho de inúmeras profissões de risco no mundo. Amparados pela Norma Regulamentadora 6, é fundamental que você saiba tudo sobre os EPIs. No artigo de hoje, vamos falar de um bem específico: o EPI para eletricista. Antes de continuar esse conteúdo, é interessante você também […]

Continuar lendo