Dicas

17
jun
homem e mulher usando EPIs hospitalares em sala cirurgica

Saiba a importância dos EPIs hospitalares e quais são obrigatórios

Pacientes e pessoas comuns podem não perceber os riscos que envolvem um ambiente hospitalar, porém médicos, enfermeiros e outros profissionais que estão constantemente nesse local sabem a importância dos equipamentos de proteção. Eles servem para proteger os trabalhadores de vírus, bactérias, produtos químicos, fluidos corporais e muito mais. Nesse artigo, confira a importância dos EPIs hospitalares e também quais são obrigatórios nesses ambientes. Continue lendo!

Por que os EPIs hospitalares são importantes?

Seja em um hospital, posto de saúde, clínica, laboratório ou centro de análises, os riscos de contaminação para os profissionais é muito grande. Além de ficarem expostos diariamente a pacientes doentes ou com traumas físicos, eles também podem entrar em contato com agentes químicos e materiais biológicos. 

Por isso, os EPIs hospitalares são fundamentais nesses ambientes. Eles protegem os trabalhadores de contaminantes que podem infectá-los pela contato físico, por saliva ou até por vias respiratórias.

Há, inclusive, a norma regulamentadora NR 32 que determina o uso de EPIs para profissionais da área da saúde. Ela define as diretrizes básicas para que se evitem acidentes e infecções.

Vale ressaltar ainda que, para que tenham sua efetividade, é necessário manipular e utilizá-las de acordo com as indicações do fabricante. Além disso, todo EPI possui também validade e forma correta de descarte, que merecem devida atenção. 

Quais são obrigatórios?

Sabendo da importância dos EPIs hospitalares para os trabalhadores, é hora de entender quais são obrigatórios para o exercício de suas atividades:

Luvas: um dos principais EPIs hospitalares são as luvas. Grande parte dos profissionais necessitam do seu uso para a proteção das mãos, que por sua vez são utilizadas a todo momento. Vale lembrar que são descartáveis e devem ser trocadas a cada procedimento. 

Sapatos fechados: a NR 32 impede o uso de sapatos abertos, justamente para evitar que as unhas se contaminem. Portanto, os sapatos fechados também são fundamentais para procedimentos clínicos e hospitalares. 

Avental: o avental também é um importante EPI hospitalar pois barra secreções e outras substâncias que podem ficar nas roupas. Também conhecido como capote, pode ser encontrado também na opção descartável ou reutilizável. 

Touca: as tocas, por sua vez, possuem uma ação de proteção dupla. Isso porque, além de evitarem contaminações por parte dos profissionais, também controlam a queda de cabelo. Portanto, também protegem os pacientes.  

Óculos de proteção: já esses EPIs hospitalares servem para proteger os olhos de componentes químicos, perfurocortantes, excrementos, secreções e outros agentes que possam contaminar o profissional. Normalmente, são utilizados em salas cirúrgicas, salas de análises ou laboratórios. 

Máscara cirúrgica: por fim, a máscara cirúrgica é indicada para a proteção da boca e nariz. Dessa forma, protege contra contaminação respiratória e acidentes biológicos. Assim como a luva, deve ser descartada a cada utilização.

EPIs hospitalares de qualidade

Adquirir os equipamentos de proteção com uma empresa de segurança e qualidade é fundamental. Dessa forma, você garante que eles irão durar e assegurar os profissionais. Por isso, se você está em busca de uma empresa para comprar seus EPIs hospitalares, conte com a MixSeg!

Somos uma empresa especializada em equipamentos de proteção e possuímos diversos equipamentos. Além disso, somos reconhecidos no mercado de uniformes profissionais e aqui você encontra as melhores opções de EPI e EPC para garantir a segurança da sua equipe. Consulte-nos acessando nosso site ou entrando em contato pelo whatsapp 11 96453-9015.

Até o próximo conteúdo!

Leia também



O que é Linha Viva

Últimos posts

10
jun

Tipos de avental: conheça cada um deles e escolha o ideal

Um EPI muito utilizado por profissionais da área da saúde, gastronomia e até mesmo das indústrias é o avental. Eles são fundamentais para evitar acidentes como queimaduras e outros riscos que muitos trabalhadores se submetem na execução de suas atividades. Feitos em diversos materiais, existem diferentes tipos de avental para cada necessidade. Nesse artigo, apresentaremos […]

Continuar lendo

13
maio

EPI e EPC para eletricista essenciais em qualquer atividade

Existem alguns acidentes que podem acometer qualquer tipo de profissional, especialmente aquele que não utiliza os equipamentos, ferramentas e procedimentos adequados. No entanto, os eletricistas estão no grupo com maior risco e, portanto, devem sempre estar equipados com EPIs e EPCs adequadas para reduzir as chances de que esses acidentes aconteçam. Nesse artigo, apresentamos os […]

Continuar lendo

20
maio

EPIs usados em padaria fundamentais para os trabalhadores

O consumo diário de pães é um hábito para muitas pessoas. Segundo estudo feito pela ABIP (Associação Brasileira de Indústrias de Panificação e Confeitaria), existiam mais 70 mil padarias em todo o país em 2018. Hoje, esse número já é muito maior e é necessário garantir que todos os funcionários desses estabelecimentos possuam sua saúde […]

Continuar lendo

26
maio

Entenda as Normas Regulamentadoras e sua importância

Existem alguns trabalhos que por si só já oferecem um grau mais alto de risco aos funcionários e isso é extremamente prejudicial não apenas ao trabalhador como também à própria empresa. Para evitar acidentes e prejuízos, surgiram as Normas Regulamentadoras, regras aplicadas à todas as empresas e que devem ser seguidas para o bem geral. […]

Continuar lendo

15
abr

EPIs de enfermagem essenciais aos profissionais

Os profissionais da área da saúde já estão acostumados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, no seu dia a dia. Isso porque eles ficam constantemente expostos a diversos riscos que ameaçam tanto sua saúde quanto sua segurança. Eles são fundamentais para manter a integridade tanto dos médicos, enfermeiros e cuidadores como […]

Continuar lendo

08
abr

Entenda a NR 33 e as atividades em espaços confinados

É responsabilidade de todas as empresas e organizações garantir que os seus trabalhadores possuam as devidas condições de saúde, higiene e segurança para realizar suas atividades. Porém, aquelas que são realizadas em espaços confinados (como explicaremos mais à frente) merecem ainda mais atenção, segundo a NR 33. Nesse artigo, você entenderá o que é essa […]

Continuar lendo

25
mar

EPI e EPC: entenda as diferenças entre cada uma

Alguns serviços como mecânica, instalação e elétrica são bastante perigosos e é dever da empresa garantir a saúde e segurança desse colaborador. Portanto, para essas áreas de atuação, é necessário contar com o EPI e EPC. Você sabe qual é a diferença entre esses dois termos? Apresentaremos nesta matéria e também a importância de ambos […]

Continuar lendo

17
mar

CIPA: entenda a importância na segurança do trabalho

O Brasil está entre os países com maior número de ocorrências associadas ao emprego.  Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o país é o quarto no ranking mundial de acidentes do trabalho. Para isso, surgiu a CIPA, uma importante divisão em boa parte das empresas quando falamos em Segurança do Trabalho. Nesse […]

Continuar lendo